Por Rafael Brandão

Olá amigos, depois de uma grande lacuna de tempo, volto para falar de audiovisual.

Pra compensar o atraso, vou falar do meu vídeo ‘Eu e Eu Mesmo’. Vídeo no qual fui duplicado e interajo comigo mesmo no conforto do sofá de minha sala. E assim, deixo a falsa sensação de uma postagem ‘dobrada’ devido ao intervalo entre a primeira.

O vídeo se trata de dois personagens interpretados pela mesma pessoa sentados em um sofá. Um não gosta do outro, portanto, não se falam, mas pensam em ‘voz alta’ o tempo todo do vídeo, geralmente reclamando do outro, e interagem com a TV da sala.

Neste vídeo, o mais importante foi definir bem o texto e as ações de cada personagem, ou de cada eu do mesmo personagem, e seus intervalos de tempo. Pois para gravar, precisei fazer o vídeo inteiro de um dos ‘eus’, dando o intervalo necessário para as ações e falas do outro. E posteriormente gravei as ações e falas do segundo personagem respeitando os intervalos do primeiro.

Os pensamentos foram gravados separadamente e colados durante a edição. Me preocupei também com a posição do áudio, quando é o personagem da esquerda que fala, o áudio foi todo jogado para a esquerda, e quando é o da direita, o áudio foi jogado pra direita. Esse recurso é facilmente realizado no programa de edição.

Eu não tenho irmão gêmeo e muito menos consigo ficar em dois lugares ao mesmo tempo. Para fazer o efeito de me duplicar no vídeo, eu filmei cada um separadamente como foi dito anteriormente, com a câmera fixa na mesma posição (isso é muito importante, para que não dê diferença de um para o outro na hora de juntá-los). Depois, no programa de edição, joguei um vídeo em cima do outro na trilha e com a ferramenta ‘máscara’, recortei a metade do vídeo de cima que não era para aparecer. Por exemplo, se o vídeo que estava em cima na trilha do programa, era o do personagem que fica à esquerda, eu recortei a parte direita do vídeo, assim, aparece apenas a parte esquerda do vídeo que está em cima e apenas a parte da direita do vídeo que está em baixo.

Apesar de fazer no mesmo ambiente, tive que dar uma ligeira tratada na luz de um dos vídeos, mas foi coisa pouca, mas esse é um ponto importante, a luz, nesses casos, lembre-se sempre de verificar se os vídeos estão com a mesma luz, e se for necessário, faça o devido tratamento.

Confira o resultado do vídeo

No mais, sem mais.

Rafael Brandão

rafaelgbrandao@gmail.com

2 thoughts on “Eu e eu Mesmo

Deixe um comentário