Por Rafael Brandão
Olá amigos e leitores do site Cultura Oz, começo este espaço agradecendo o convite de compartilhar minhas experiências e vivências no meio audiovisual, através de trabalhos autorais e trabalhos alheios que acho interessante ser compartilhados.
Nada mais justo que começar por onde eu justamente comecei. O meu primeiro vídeo realizado. Gravado com uma câmera digital (dessas de tirar foto) e editada no Movie Maker (programa básico de edição, mas que quebra o galho), ou seja, falta de equipamento e de conhecimento com softwares não te impede de “audiovisualizar”.
Esse vídeo surgiu da minha ânsia em produzir um vídeo, então peguei um papel e comecei a escrever cenas que achei que ficariam interessantes, de fácil acesso, ou seja, em minha própria casa e que dessem pra fazer sozinho, pois eu mesmo filmei e atuei.
O vídeo chama Em um Piscar de Olhos
Como podem perceber, o mais trabalhoso foi a produção, uma vez que troquei de roupa várias e várias vezes, rs. Nessas cenas onde “troco de roupa”, deixei a câmera fixa e refiz a cena com a roupa diferente. Posteriormente na edição, cortei apenas o trecho que interessava de cada cena e montei em uma sequência pré roteirizada. Dá pra perceber alguns erros de câmera, mas por ter sido o meu primeiro vídeo, fiquei bem satisfeito com o resultado.
O vídeo foi meio que inspirado no filme O Iluminado (1980) de Stanley Kubrick, guardada as devidas proporções, é claro. Um ótimo filme por sinal, quem não conhece procure saber.
Tempos depois, durante uma disciplina da pós de Cinema, fiz uma espécie de remake desse vídeo, mexendo na sonorização, o que deu uma outra linguagem para o vídeo, para conferir a mudança, assista o vídeo que recebeu o nome De Olhos Bem Fechados, uma referência ao Kubrick, inspirador do vídeo original.
Espero que tenham gostado, tentarei sempre aprimorar as postagens e estou aberto à sugestões, críticas e dúvidas.
Rafael Brandão – rafaelgbrandao@gmail.com
Olá, boa tarde!
Não conhecia o trabalho desenvolvido pelo blog, eu conheci o trabalho realizado porque foi postado no facebook através da troupe do Guina, grupo em que eu faço parte e que muita coisa bacana é postado sempre por lá. Acabei que me interessando pelo conteúdo, pois sou estudante de Produção Audiovisual, e aqui é um meio ótimo para ficar interagido com arte e cultura, ainda mais da minha cidade natal.
O video ficou bom, e mesmo para uma primeira vez está ótimo, mas é assim que se começa, usando os meios que se tem em mãos.
Parabéns!
Obrigado Gustavo! Que legal que você estuda Produção Audiovisual, precisando de ajuda, estamos aí.
Mineirão, ficou nítido como alguns efeitos de pós produção deixam o vídeo melhor, o seu cuidado com a sonoplastia dos movimentos, deu mais vida para o filme. A idéia em si é ótima, a música do primeiro é fantástica, mas realmente ficou muito claro como a idéia ficou melhor produzida quando você a enriqueceu com detalhes.
Parabéns brother. Sucesso sempre! Ainda quero ver você dirigindo um filme com roteiro meu! rs
Abraços!
Grande Alex, obrigadão pelos comentários, realmente, os detalhes enriquecem a obra sim e sonorizar é um ótimo caminho para isso, além de ser um exercício muito massa!
Abraços
parabéns Rafael, muito legal….vou seguir este blog….
Obrigado Túlio, abraços!
Olá Rafael, aqui quem escreve é sua colega Flávia Dutra, colunista da parte de teatro. Parabéns pelo vídeo, se esse foi o primeiro, estou ansiosa para ver o último. Um grande abraço.
Obrigado Flávia, li sua coluna também, gostei bastante, parabéns pra ti também!
Parabéns, irmão! Adorei ler sua coluna, adoro os vídeos. Continue, sempre!
Sucesso e paz!
Grande beijo!
Gabriela.
Obrigado irmã!