Projeto de orientação para Grupos de Teatro e Qualificação em Dança beneficiam Artistas da região.

Ademar Guerra

Programa da Secretaria de Estado da Cultura, gerenciado pela POIESIS, convida grupos, coletivos e companhias artísticas da região para participarem do processo de seleção do Ademar Guerra e Qualificação em Dança de 2016. As inscrições estão abertas até o dia 29 de fevereiro.

 

Eliabe Vicente

 

O Programa de Qualificação em Artes, que é composto pelos Projetos Ademar Guerra (Teatro) e Qualificação em Dança, convida grupos, coletivos e companhias interessados em participar dos projetos nessas duas áreas a realizarem suas inscrições para o ano de 2016. Sua ação principal é a orientação artística a artistas do interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, incluindo as cidades da região oeste, Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira, Itapevi e Cotia.

 

A proposta do Programa – da Secretaria de Estado da Cultura, gerenciado pela POEISIS – tem como base a experiência bem sucedida do Projeto Ademar Guerra, realizado há mais de 18 anos, que se tornou exemplo de política pública de formação em arte.  Com curadoria artística de Ismael Ivo (Qualificação em Dança) e Sergio Ferrara (Ademar Guerra), sua pedagogia responde as reflexões atuais no campo da cultura e das artes, dentro de ações que envolvem: formação de repertorio, criação, experimentação, articulação, aperfeiçoamento artístico e mediação cultural.

 

A região que é rica em produções artísticas e composta por diversos grupos de teatro e dança, terá a oportunidade de ser beneficiada por esse importante projeto.

 

Aldo Valentim, Gerente Estadual do Programa de Qualificação em Artes (que envolvem os dois projetos), natural da cidade de Osasco, conhece a dimensão e o potencial artístico instalado na região, ressalta: “Os beneficiados pelo projeto poderão contar com profissionais do mais alto gabarito nas orientações artísticas em teatro e dança. O ‘Ademar Guerra’ tem a curadoria de Sérgio Ferrara e o ‘Qualificação em Dança’ do Ismael Ivo. É uma oportunidade impar contar com outros diversos profissionais que estão sob a curadoria dessas duas personalidades tão representativas para as artes cênicas.”

 

 

 

SAIBA MAIS:

 

PROJETO ADEMAR GUERRA 

 

O Ademar Guerra faz parte do Programa de Qualificação em Artes, que pertence à Secretaria de Cultura do Estado e é gerenciado pela organização social Poesis. Realizado desde 1997, é composto por uma equipe de 23 artistas-orientadores que atendem a 60 grupos de teatro do interior e litoral do Estado de SP.

 

PROJETO DE QUALIFICAÇÃO EM DANÇA 

 

O Projeto de Qualificação em Dança faz parte do Programa de Qualificação em Artes da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura atendendo grupos participantes de São José do Rio Preto, Catanduva, Birigui, Ribeirão Preto, Diadema, Caraguatatuba, Tatuí, Piracicaba e Presidente Prudente. Nesta primeira edição, foram atendidas 10 Companhias de Dança de diferentes cidades, contemplando, ao todo, 113 artistas.

 

QUEM É ISMAEL IVO

 

É coreógrafo e bailarino há mais de 40 anos, dirigiu o Festival de Dança da Bienal de Veneza, é diretor artístico do ImPulsTanz em Vienna e criador do Projeto Biblioteca do Corpo. Atua também como professor convidado da Max-Reinhardt Seminar, na Universidade de Música e Artes Performáticas de Vienna, é Diretor Artístico do Prêmio Roma de Coreografia Contemporânea e Curador Artístico do Projeto de Qualificação em Dança da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

 

QUEM É SERGIO FERRARA 

 

Sérgio Ferrara dirigiu grandes atores como Paulo Autran, Raul Cortez, Eliane Giardini e Rosi Campos, além de parceria com grandes dramaturgos como Maria Adelaide Amaral e Mário Bortolotto. Com Plínio Marcos, trabalhou no Teatro de Arena. Ganhou o Prêmio de melhor diretor APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) pela direção do espetáculo Pobre Super-Homem, de Brad Fraser. Em 2009, Ferrara foi convidado pelo Ministério da Cultura e pelo FESTLIP para dar aulas de teatro em todos os países africanos de língua portuguesa e no Timor Leste, na Ásia.

Faça sua inscrição nos links abaixo:

Inscrição Teatro: http://form.jotformpro.com/form/52775660685973

 

Inscrição Dança: http://form.jotformpro.com/form/52738432321956

One thought on “Projeto de orientação para Grupos de Teatro e Qualificação em Dança beneficiam Artistas da região.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s