Livro | Mar da Fertilidade (tetralogia), de Yukio Mishima

Neve_de_Primavera

Dica para leitura de Literatura Japonesa. SE você já conhece, vai se identificar, se não, é uma boa oportunidade para começar a se familiarizar.

Nobel de literatura em 1968, Yasunari Kawabata se mostrou inconformado por preferirem premiá-lo em lugar de Yukio Mishima. Segundo ele, Mishima era um acontecimento, um ser humano que a humanidade só vê de trezentos em trezentos anos.

A própria vida de Yukio Mishima é um capítulo à parte – ele cometeu o sepukku (suicídio dos samurais) após um golpe de estado mal-sucedido –, mas sua obra tem força por si só. Uma das partes mais impressionantes dela é a tetralogia Mar da Fertilidade, composta de quatro volumes: Neve de Primavera, Cavalo Selvagem, O Templo da Aurora e A Queda do Anjo.

Embora possam ser lidos individualmente, os quatro livros têm no advogado Honda uma espécie de “observador” de como o mundo se comporta, desde sua adolescência até a velhice. A temática reencarnação se debate contra seu ceticismo, assim como a resistência à ocidentalização do Japão. Mas é nas metáforas poderosas e personagens complexos que se esconde a riqueza desta obra.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s