FESTIVAL MOSTRA A CARA DA NOVA PRODUÇÃO ARTISTICA E LITERÁRIA DA REGIÃO.

Trofeus FENAPO 2014

FENAPO 2014. VOCÊ EM CENA!

No ultimo final de semana, Osasco realizou o maior evento artístico e literário da grande São Paulo, o FENAPO – Festival Nacional de Arte e Poesia.

O Evento aconteceu no Teatro Arca de Noé. De olhos e ouvidos atentos e coração aberto, o público e os participantes do FENAPO 2014. Você em Cena!, puderam apreciar e cambiar um pouco do que se produz de arte e literatura na região, nos dois dias do Festival.

Realizado pelo Coletivo Cultural Rabo de Kalango, grupo independente de arte e cultura, o festival apresentou a cara da nova produção artística e literária da região.

A participação no festival, em sua maioria, foi da juventude, mas, sempre claro, regado com a experiência dos que já contribuíram e ainda tem muita a mostrar, quando o assunto é poesia. Os participantes mostraram o gosto pela arte e pela literatura, neste caso, puxado pela poesia.

Com a presença de autores já consagrados e conhecidos na região, como o poeta Manini e Vera Lucia Godói e de novos escritores, como Marivaldo Gomes, o evento contou ainda com a ilustre presença na plateia do ator Lucas Pinheiro, o barbeiro de “Meu Pedacinho de Chão”, da última novela das 18h, na Globo.

Foi um encontro emocionante e poético que apresentou desde a declamação do baião do MC Tonny Saga até a Inocência poética de Melissa Tozani.

O Festival registrou também a emocionante homenagem que a jovem Bianca Bahia fez para sua mãe e a encenação da Cia Silente, com imagens poéticas de ‘Homens de areia’.

As ‘Balas’ do poeta periférico Manoel Messias, deram ritmo ao festival que contou ainda com a encenação da poesia a ‘Filha do Bandido’, com belíssimo figurino e cenário, que encantou a todos, com a Cia Só Por Deus, que dividiu o palco com a poesia urbana de Luciano Garcez e a excelente declamação de Jeff Felix, com a participação do músico Chikinho Alvez, que lhe rendeu o troféu de melhor declamador, seguido de Tonny Saga e Bianca Bahia.

Na Categoria Escrita, de 11 até 14 anos o destaque foi para Melissa Tozani, com a poesia ‘Traga-me um Copo d´agua’, a adolescente de 13 anos que escreve desde os 11 anos de idade, foi o destaque nessa categoria.

A faixa etária de 15 até 18 anos, mostrou uma disputa acirrada, com um empate em primeiro lugar entre os jovens poetas Manoel Messias, com a poesia ‘Balas’ e Richard Otávio, com a poesia ‘Maravilhe-se’. Na segunda colocação ficou a também talentosa e jovem poeta Bianca Bahia, com a poesia ‘Reflexos de Criança’.

Entre os adultos, de 19 anos em diante o primeiro lugar foi para Cláudia Godói, com a poesia de título ‘Dois Mundos’.  O músico e poeta Chikinho Alves ficou em segundo lugar com o ‘Poema de Vidro’ e na terceira colocação, Lucas Morais, com  ‘Anonima Mente’.

Na Categoria Encenada a primeira colocação ficou com a Cia Silente, que encenou o poema ‘Homens de Areia’. O segundo lugar na categoria ficou com a Cia Só por Deus, que encenou a poesia ‘A filha do bandido’. Ainda na categoria encenada, os destaques foram para os jovens atores Juan Ricarte, que ganhou troféu como melhor ator e Gabriela Lima, melhor atriz.

O premio de melhor diretor ficou com Renato Reis. A melhor ‘Poesia Original’ na categoria encenada ficou com Bianca Bahia. O melhor cenário e figurino foram da Cia Só Por Deus.

Na Categoria Vídeo Poesia, o artista CR Moska foi o vencedor e na Categoria Foto Poesia, quem venceu foi à foto da participante Deca.

O Festival que é realizado desde o ano 2000, já está com inscrições abertas para a Edição de 2015 no site mundofenapo.wordpress.com, onde também é possível ver, assistir, comentar e conhecer todas as produções do FENAPO 2014 e dos anos anteriores.

Os jurados que participaram da edição do FENAPO 2014 foram os artistas Edinho Carvalho, Flávia Dutra, Tatiana Araújo, Elias Rocha, Alessandro Gerace e Vivian Galvão. A realização foi do Coletivo Cultural Rabo de Kalango, com a produção de Michael Anjos e Eder Alberto. A colaboração da Cia Letra Jovem, aconteceu na representação de Andreia Bertanha e Jeferson Brito, qu gentilmente sederam o espaço da Arca de Noé para a realização do evento.

 melhor ator Fotos_vencedores Trofeus FENAPO 2014 melhor atriz melhor declamador

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s