‘Os boas vidas’ encerra mostra especial de Federico Fellini

Sessão acontece no domingo, 29 de junho, às 20 horas, na Sala Barueri de Cinema, com entrada gratuita

 

A Sala Barueri de Cinema, que funciona em um dos auditórios do Centro Cultural e exibe filmes gratuitos todo domingo, encerra no dia 29 a mostra especial do cineasta Federico Fellini. Para encerrar o especial será exibido o filme ‘Os boas vidas’, às 20 horas. A entrada é gratuita.

 

Federico Fellini é considerado um dos maiores cineastas de todos os tempos. Fellini ficou famoso pela estrutura cult de seus filmes. Geralmente fazia críticas ao totalitarismo, marxismo, à Igreja Católica, capitalismo e a influência americana nos costumes de outros países, principalmente na Itália.

Poucos diretores de cinema conseguiram marcar tão claramente seu estilo, a ponto de virar adjetivo. Dizer que tal filme ou tal personagem é “felliniano” significa identificá-lo com a estética ao mesmo tempo barroca e popular de seus trabalhos das décadas de 60 e 70.

O filme ‘Os boas vidas’ é uma obra satírica, estudo de costumes de certo meio social que já traz os rudimentos do universo do cineasta, apresentado ainda sem a exuberância posterior. Em uma pequena cidade costeira da Itália no período pós-Guerra, um grupo de cinco rapazes de classe média leva uma existência ociosa, sem profissão ou projetos para o futuro, morando com as famílias. Eles matam o tédio com conversas intermináveis, festas, bebedeiras e pequenas travessuras de adolescentes, embora tenham entre 25 e 30 anos.

Essa vida sossegada, da qual pensam poder desfrutar eternamente, estremece quando um deles, Fausto (Franco Fabrizi), o carismático don Juan local, engravida Sandra (Leonora Ruffo), uma jovem da cidade. Ele é obrigado pelo pai a casar e, pior, tem de começar a trabalhar – tudo isso sob o riso zombeteiro dos amigos. Fellini aborda com afetuosa cumplicidade essa permanente dificuldade de passar para a vida adulta, mas não deixa de endereçar um olhar crítico, cheio de ironia.

 

Serviço

Mostra especial Federico Fellini

Dia 29/6 – Os boas vidas

Horário – 20 horas

Local – Sala Barueri de Cinema (Centro de Eventos, avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto)

Gratuito

 

Mais informações

Secretaria de Cultura e Turismo

11 4199-1600

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s