De Osasco para o mundo: Carolina Feurharmel

Image

“Sou uma pessoa dedicada, responsável, batalhadora. Mas como toda pisciana, tenho meus momentos nas nuvens!!!”

Ela é Carolina Feuerharmel, 26 anos, signo peixes, nascidaem  03.03.1987 em Paranavaí – PR.

Violinista.

Entrou para o bacharelado em violino na USP 2005

Recebeu o convite para estudar em Sofia, Bulgária, na classe da renomada professora e violino Evgenia-Maria Popova

Ganhou o segundo lugar e o prêmio Liuba Encheva No 22º Concurso Internacional para jovens instrumentistas e cantores Svetolasv Obretenov, maior e mais antigo concurso de música na Bulgária,  além de realizar  vários concertos no Brasil, Bulgária, França, Grécia, etc…

O que viveria de novo? – Me mudaria de novo pra Bulgária!

O que não faria de novo?  – Não tenho arrependimentos com relação à música.

O que diria para alguém que está começando na carreira? – Dedique-se de coração e procure uma boa orientação desde o começo.

Eu comecei bem nova, aos sete anos estudando piano ainda no Paraná. Minha vó queria que os netos estudassem música. Aos 8 anos me mudei pra Osasco e abandonei o piano. Só fui voltar a estudar música anos depois, no Colégio Fernão Dias, onde tinha aulas de flauta doce. E através desse estudo, conheci o violino.

Achei o violino a coisa mais maravilhosa do mundo. Já tinha feito balé, teatro, além dos outros instrumentos, mas foi com o violino que eu me encontrei.

Carol_2

Quero muito aprender e ser melhor no que eu faço a cada dia. Quero elevar a qualidade da música clássica no Brasil e daqui alguns anos, ao retornar, poder ensinar tudo que eu vi, ouvi e estive em contato em todos esses anos estudando no exterior, para que pessoas que não tiveram a mesma oportunidade que eu também tenham acesso a esse mundo.

Acredito que como em qualquer outra profissão, a chave para o sucesso é a dedicação. Especialmente com o violino, não há um segundo de descanso. São horas, semanas, meses, anos, de um aprendizado que não tem fim. Os dedos criam calos, uma marca roxa surge no pescoço…  e o talento tem sim um papel nessa história, mas que não tão grande assim comparado a responsabilidade e a seriedade ao se trabalhar com o instrumento.

O próximo passo é terminar o mestrado e iniciar um doutorado. E daqui alguns anos voltar ao Brasil. Quero chegar ao máximo que meu potencial permite. Traço metas o tempo todo. Faço tudo bem planejado e organizado!

Eu queria ir pra Lua quando era criança! Hahahahah! Acho que todas as crianças um dia quiseram! Mas depois que cresci, tudo o que eu sempre quis foi ser violinista.

O mais marcante que já passei foi me mudar de país, e ainda mais pra um lugar tão distante e diferente como a Bulgária. Mas foi e continua sendo um enorme aprendizado em todos os aspectos, não apenas na questão musical.

Carol_3

A arte é… TUDO.  Amor é… o violino.  Família é… apoio.   Amigos... alguns poucos pra vida toda. Fama... vem depois do trabalho.

Contatos para eventos, aulas particulares, masterclasses e outras informações no site  ou facebook

Carolina é de Osasco, estuda e está morando na Bulgária. Esteve recentemente no Brasil, para apresentação de alguns concertos. A música brasileira, a cidade de Osasco e todos nós estávamos com saudades. Volte em breve!

2 thoughts on “De Osasco para o mundo: Carolina Feurharmel

Deixe uma Resposta

