Cia. Artística En’cena cobra melhorias no Teatro de Carapicuiba

Por Eliabe Vicente

A arte e a cultura é sempre a última prioridade dos políticos Brasileiros, e essa realidade deve mudar. Os grupos independentes que não tem nenhum apadrinhamento politico estão se mobilizando. Na região Oeste da Grande São Paulo, pelo menos dois grupos, um da cidade de Osasco e o outro da Cidade de Carapicuíba, tem se manifestado via redes sociais e cobrado mudanças e posicionamento dos administradores públicos que cuidam da cultura das referidas cidades.

Em seguida, publicaremos na integra o manifesto da CIA Artística EN´CENA, da cidade de Carapicuiba publicada em sua página no facebook. Veja postagem original

Neste último final de semana, a Cia. Artística En’cena, realizou no Teatro Jorge Amado, localizado na Cidade de Carapicuíba, a 1ª Maratona En’cena de Teatro. Com o objetivo de estimular a prática e o desenvolvimento da arte teatral, destacando gêneros, conceitos e artistas, promovendo a cultura na Cidade. Os ingressos foram vendidos por apenas cinco reais, tornando assim, o evento acessível a todos. Porém, o teatro Jorge Amado infelizmente não se encontra apto para receber os trabalhos artísticos realizados pelos grupos da Cidade, muito menos de fora.

Ao chegarmos no local do evento, nos deparamos com apenas 4 refletores em funcionamento, caixas de som inadequadas para o uso, fios expostos, poltronas quebradas, ausência de extintores de incêndio, Saída de emergência irregular, entre outros. Vale lembrar, que o Teatro exige de seus usuários 10% da Bilheteria, ou material de limpeza, galão de água e copos para uso público.

Infelizmente, fomos obrigados a locar todo o equipamento de luz e som, para que o evento pudesse acontecer com sucesso. Graças a Deus, com o apoio de pessoas que acreditam, o evento foi realizado.

Ao final da Maratona, tivemos a presença do Secretário de Cultura Luiz Carlos Magalhães Peixoto, onde agradecemos pelo espaço cedido e questionamos a falta de recurso do teatro.

Vivemos em uma Cidade, onde a Cultura se resume em datas comemorativas, onde os talentos são desperdiçados por falta de oportunidades e recursos, onde a falta de comunicação entre Secretaria e artistas se faz presente a todo instante. Onde a frase: “NÃO TEMOS VERBA”, se repete a cada dia, onde temos que viver a base de improviso,
onde um local que deveria ser utilizado por artistas, é utilizado para reuniões do poder público e cultos ecumênicos, onde precisamos ir ao Centro de São Paulo, pagar por espetáculos de qualidade, quando dentro de nossa Cidade existem artistas tão bons quanto.

A quem devemos pedir socorro? Até quando vamos engolir a seco tudo isso? Não estamos pedindo dinheiro, não estamos pedindo espaço para ensaio, não estamos pedindo Visibilidade. Estamos pedindo apenas uma atenção melhor para a Cultura da nossa Cidade, que está gritando por SOCORRO. Estamos querendo apenas, o direito de fazer arte tranquilamente, sem se preocupar com riscos, sem se preocupar com incidentes e podendo ter orgulho de realizar o melhor para TODOS!

Ao final do nosso questionamento, demos a palavra ao Secretário de Cultura e esperávamos que pudéssemos ter uma resposta para as nossas questões. Infelizmente, o mesmo apenas nos apontou, dizendo que não comparecemos na última reunião ( Vale lembrar, que não fomos comunicados), alegando também, que quando se marca uma reunião para tratar de assuntos da Cultura, não aparece 1% das pessoas envolvidas na área.

Pois bem, Sr. Secretário, como foi dito pelo Sr., são quatro anos e meio de mandato. Porém, não podemos esperar mais quatro anos para ver uma EVOLUÇÃO CULTURAL na Cidade. Fizemos a Maratona pra mostrar que se pode fazer algo bom, barato, e ao mesmo tempo proporcionar alegria para muitos que pisaram em um teatro pela primeira vez.

Acho que estamos falando em nome de muitos, que infelizmente não sabem como se pronunciar, ou que até mesmo por medo, preferem aceitar o que a política impõe. Mas, nós não vamos nos calar e não vamos parar por aqui. A Cia. Artística En’cena e todos os presentes na noite deste último Domingo, necessita de uma explicação plausível pela falta de estrutura do Teatro Jorge Amado e de regras tão absurdas existente na Cultura da Cidade.

Artistas e admiradores da arte, não deixem que a Cultura deste lugar, passe despercebida, não deixem que o sonho de muitas pessoas sejam jogados na lata do lixo.

Fizemos a primeira maratona, e queremos informar que com ou sem recurso, faremos a segunda e lutaremos por um espaço digno para que possamos apresentar nossos trabalhos.

Conte conosco caso haja dificuldade para isso, Sr. Secretário. Queremos arte e não guerra!

Obrigado.
Cia. Artística En’cena

Advertisements

2 thoughts on “Cia. Artística En’cena cobra melhorias no Teatro de Carapicuiba

  1. Parabéns por essa matéria Eliabe Vicente dos Santos. Acredito que se mais grupos se mobilizassem, teríamos um pouco mais de respeito e atenção por parte do poder público. Lembremos que a cultura é para todos, e que todos tem o direito de manifestar a sua arte, sendo dever das secretarias de cultura disponibilizarem espaços com os recursos necessários para que as manifestações artísticas ocorram. Devemos ressaltar que, além de serem artistas, são cidadãos pagadores de impostos e que uma fatia desses impostos é destinada à promoção da cultura. Porém, o que vemos são artistas já consagrados e de outras localidades receberem altas quantias de prefeituras para shows de inauguração de hospitais, de festas de aniversário das cidades, etc, etc… Mas, e os artistas da cidade, o que recebem? Recebem (ou não) apenas as migalhas que sobram da farra que fazem com o dinheiro público, ops, quero dizer, privado aos interesses das elites. Por que não utilizar os valores artísticos da própria cidade para eventos como estes, e utilizar o montante que sobrar para investir em novos espaços e melhorar os espaços já existentes para manifestações artísticas? Fica a dica, não é meu amigo!

    1. Olá Elias, agradeço os seus preciosos comentários. Realmente falta uma politica cultural com a participação dos artistas. O que temos visto são “politicas partidárias” feitas através da cultura. Infelizmente é triste o cenário da cultura local, regional e nacional. É preciso muita luta para mudar. Vamos nessa?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s