Cia de Osasco mobiliza público na segunda fase do Mapa Cultural.

Por Eliabe Vicente.

Poucas vezes vi uma Cia de Teatro com um poder de mobilização, capaz de levar cerca de 400 pessoas no teatro Municipal de Osasco, no horário das 15h, em um sábado a tarde. Estou falando da Cia. Fanaticlowns com direção de Vando Gildo.

O Espetáculo “O preço do Feijão” é uma encenação com uma carga de crítica social irreverente. De nariz vermelho e com roupas coloridas, os atores, representam situações do cotidiano e passam por áreas como a da saúde, do transporte público, do salário mínimo, do supermercado com os preços, inclusive o do feijão e assim, fazem uma viagem a inúmeros setores que merecem o destaque para um olhar mais apurado da sociedade.

O público que durante o espetáculo inteiro ri das situações trágicas contadas de forma cômicas, é convidado a fazer uma reflexão ao final da peça, que surpreende mais uma vez ao juntar os atores e a banda para cantar “Pra Não dizer que não falei de Flores” – de Geraldo Vandré.

Pronto! Está feita a receita de um espetáculo que emociona muito mais pelo conteúdo e proposta, do que por atuações impecáveis e presença de atores “Profissionais” no elenco.

São amadores, no sentido literal da palavra, por que fazem com amor e amam o que fazem.

Senti saudades do tempo em que Osasco fervia de grupos e espetáculos assim, que emocionavam. Desde o tempo do Expressão, Sururu com Areia, Cia Experimental, Grupo Rabo de Kalango, entre outros, não via um grupo assim.

A Cia que está representando Osasco na segunda fase do Mapa Cultural e pode até não passar de fase ou se classificar, (embora, minha torcida seja para que sim) mas já se tornou sem dúvida nenhuma, um grupo histórico e marcante na cidade e na região, capaz de sozinhos, sem ajuda nem da iniciativa privada nem do setor público, encher o Teatro Municipal.

Boa sorte para todos da CIA e que Osasco possa ter outros grupos que façam ferver a arte em nossa cidade. Sigamos, caminhando e cantando e seguindo a canção e que o amor a arte possa sempre superar todos os obstáculos e desencontros. Viva os Amadores da Arte!

 A apresentação do espetáculo “O Preço do Feijão” foi realizada no último sábado, dia 21 de Setembro, no Teatro Municipal de Osasco. Destaque também para os competente músicos da banda que acompanham o espetáculo durante o tempo todo com intervenções e música ao vivo.

Anúncios

3 thoughts on “Cia de Osasco mobiliza público na segunda fase do Mapa Cultural.

  1. Parabéns Eliabe, por mais um relato coerente dos fatos que envolvem o cenário artístico de nossa cidade. Quem dera se existissem mais pessoas como você, para fomentarem a cultura em nossa cidade, de uma forma justa e imparcial.

  2. Bela reportagem…pois conheço a cia fanaticlowns e sei da capacidade deles de apresentação realmente são muito bons, precisamos realmente divulgar esses nossos belos atores de nossa cidade…já que a secretaria da cultura de nossa cidade não consegue fazer isso…parabens pela reportagem… e seu olhar “clinico”.
    Marcelo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s