Entrevista Culturaoz | Elber Marques

Elber Marques

“A Arte oferece a  você o mesmo tanto que você oferece a ela! Portanto, dê o seu melhor sempre” – Elber Marques. 

Por Eliabe Vicente

Ele pode ser baixinho, na estatura, mas seu talento é enorme. É um ator completo, daqueles que dança, canta e interpreta. Atualmente, Elber Marques está trabalhando como ator e caracterizador na Empresa Mauricio de Souza Produções.

Dessa vez quem gentilmente cedeu uma entrevista  para o Culturaoz foi o Ator, Cantor, Diretor e Produtor, Elber Marques. Nascido no dia 21 de Março de 1987 , no Rio de Janeiro, 25 Anos, do signo de Áries.

Seus principais trabalhos como Diretor e Produtor, na Cia. Artística En’cena, são: o musical “O Príncipe do Egito” e os espetáculos, “O Pequeno Príncipe” e “Medéia”.

Com espetáculo “O Alladin” – o musical, Elber Marques recebeu a indicação do Prêmio FEMSA de Teatro, como melhor ator Coadjuvante.

“A arte é…. o caminho” – Elber Marques

Culturaoz: Quem é Elber Marques?

Elber Marques: Sou uma pessoa que assim como as outras, luto por sonhos, agradeço por conquistas, e não me iludo com o que está por vir.  Tento manter sempre o meu pé no chão.  Sou um adulto com alma de criança, buscando desafios! O difícil me atrai! Acredito na capacidade das pessoas, por mínima que seja. Sou justo nos momentos exatos, observador, detalhista, transparente e amigo.”

“Família é… Base” – Elber Marques .

Culturaoz: Como, quando e onde começou o seu envolvimento com a arte?

Elber Marques: Antes dos 9 anos de idade, eu já imitava artistas, dançava na frente do espelho, reunia os amigos da rua no quintal de casa e  me apresentava para eles… Fui ao Teatro pela primeira vez nessa época, e fiquei fascinado pelo o que vi!

Logo em seguida, minha irmã, resolveu me levar a um curso de teatro, que por ironia do destino era no mesmo local em que eu havia assistido um espetáculo pela primeira vez.

Assim foi o meu casamento com o teatro. Um amor a primeira vista. Já a música, como todo mundo, comecei no chuveiro. Nunca me levei a sério, apesar de desde criança ter o sonho de ser cantor. Fui me dar conta de que eu realmente cantava, quando me peguei em cena sendo aplaudido apenas por isso. Desde então, comecei a investir.

Dirigir e produzir, foi uma paixão  que obtive ao longo do caminho. As experiências que a vida foi me dando, foi me servindo de inspiração para realizar trabalhos assim.

Culturaoz: O que te motivou?

Elber Marques: Acho que mudaria a pergunta para QUEM ME MOTIVOU?. Afinal, tive e tenho uma família que sempre foi a favor da minha arte, apesar de eu ter estudado em um colégio militar, onde o sonho do meu pai era que eu fosse aviador. Minha família, me motiva e acredita até hoje no que eu faço!

Culturaoz: Por que escolheu o teatro?

Elber Marques: Acho que não foi uma escolha. Foi uma consequência. Fui fazendo, aprendendo, ganhando experiências e tomando gosto pela coisa. Quando vi, já estava tão envolvido que não conseguia mais me desvincular. Aliás, nem quero!

Culturaoz: Hoje, qual é a sua maior motivação?

Elber Marques: Sou motivado por duas coisas: Deus e a Cia. Artística En’cena. Sem isso, a caminhada seria quase impossível!

Culturaoz: Se considerar que sua carreira é de sucesso, pode apontar algum segredo?

Elber Marques: Não existe segredo para o sucesso! Existe o respeito pelo espaço do outro, a humildade e muita força de vontade. Isso não é segredo para ninguém. Basta querer. Sendo assim, vamos longe!

Culturaoz: Você traça metas e objetivos ou deixa que as coisas vão acontecendo naturalmente?

Elber Marques: As duas coisas. Para organizar melhor o meu trabalho, traço metas e objetivos. No meu dia a dia, deixo as coisas acontecerem naturalmente. Acredito demais no tempo.

“Amigo… Deus” – Elber Marques.

Culturaoz: Pode apontar quais serão os próximos objetivos a serem alcançados? Onde você quer chegar?

Elber Marques: Enquanto eu servir para a arte, quero sempre poder chegar a algum lugar, nunca estacionar. Tenho muitos objetivos. Um deles é tentar instalar o meu trabalho em outros pontos, ou seja, ampliar a Cia. que hoje eu administro, levando-a para outras regiões e montando outros espaços.

Culturaoz: Ser o que você é hoje, era seu sonho de infância? 

Elber Marques: Eu sempre dizia que queria ser cantor e bombeiro. Acho que passei longe de ser um bombeiro.

Culturaoz: Das experiência que teve, poderia relatar uma em que considera ser a mais marcante?

Elber Marques: Nessa área quase tudo é marcante. Porém, algo inesperado me aconteceu no final de 2011. Recebi a indicação do Prêmio FEMSA (Coca-cola) de Teatro, como melhor  ator coadjuvante. Pela primeira vez, fiquei sem saber o que dizer. Afinal, em alguns momentos desacreditei da minha capacidade quanto ator, me testei, me cobrei demais e me senti perdido. A resposta para tudo isso veio nessa indicação.

“Amor é… o que move” – Elber Marques.

Culturaoz: O que viveria de novo?

Elber Marques: Viveria minha infância. Muita saudade. Crescer realmente é perigoso demais!

Culturaoz: Com relação a arte, o que você já fez e que não faria de novo?

Elber Marques: Em algum momento na minha imaturidade artística, me julguei melhor que alguém, por ter mais experiência. A arte me ensinou a rever atitudes.

“Fama…  Passageira” – Elber Marques

Culturaoz:O que diria para alguém que está começando a carreira?

Elber Marques: Eu poderia dizer o que todos dizem: Humildade, pé no chão etc… Porém, o que peço aos iniciantes dessa arte apaixonante é um pouco de PACIÊNCIA. O tempo da arte é outro. Precisamos saborear cada processo, cada ensaio, aprender com os erros, ensinar o pouco que sabemos, investir pesado, não esperar nada em troca, colocar amor em tudo e esperar que a arte nos recompense da melhor forma. Tenhamos calma, disciplina e muita força de vontade! O artista de verdade não nasce do nada, ele constrói tijolo por tijolo da sua realização.


Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s