Entrevista Culturaoz | Elber Marques

Elber Marques

“A Arte oferece a  você o mesmo tanto que você oferece a ela! Portanto, dê o seu melhor sempre” – Elber Marques. 

Por Eliabe Vicente

Ele pode ser baixinho, na estatura, mas seu talento é enorme. É um ator completo, daqueles que dança, canta e interpreta. Atualmente, Elber Marques está trabalhando como ator e caracterizador na Empresa Mauricio de Souza Produções.

Dessa vez quem gentilmente cedeu uma entrevista  para o Culturaoz foi o Ator, Cantor, Diretor e Produtor, Elber Marques. Nascido no dia 21 de Março de 1987 , no Rio de Janeiro, 25 Anos, do signo de Áries.

Seus principais trabalhos como Diretor e Produtor, na Cia. Artística En’cena, são: o musical “O Príncipe do Egito” e os espetáculos, “O Pequeno Príncipe” e “Medéia”.

Com espetáculo “O Alladin” – o musical, Elber Marques recebeu a indicação do Prêmio FEMSA de Teatro, como melhor ator Coadjuvante.

“A arte é…. o caminho” – Elber Marques

Culturaoz: Quem é Elber Marques?

Elber Marques: Sou uma pessoa que assim como as outras, luto por sonhos, agradeço por conquistas, e não me iludo com o que está por vir.  Tento manter sempre o meu pé no chão.  Sou um adulto com alma de criança, buscando desafios! O difícil me atrai! Acredito na capacidade das pessoas, por mínima que seja. Sou justo nos momentos exatos, observador, detalhista, transparente e amigo.”

“Família é… Base” – Elber Marques .

Culturaoz: Como, quando e onde começou o seu envolvimento com a arte?

Elber Marques: Antes dos 9 anos de idade, eu já imitava artistas, dançava na frente do espelho, reunia os amigos da rua no quintal de casa e  me apresentava para eles… Fui ao Teatro pela primeira vez nessa época, e fiquei fascinado pelo o que vi!

Logo em seguida, minha irmã, resolveu me levar a um curso de teatro, que por ironia do destino era no mesmo local em que eu havia assistido um espetáculo pela primeira vez.

Assim foi o meu casamento com o teatro. Um amor a primeira vista. Já a música, como todo mundo, comecei no chuveiro. Nunca me levei a sério, apesar de desde criança ter o sonho de ser cantor. Fui me dar conta de que eu realmente cantava, quando me peguei em cena sendo aplaudido apenas por isso. Desde então, comecei a investir.

Dirigir e produzir, foi uma paixão  que obtive ao longo do caminho. As experiências que a vida foi me dando, foi me servindo de inspiração para realizar trabalhos assim.

Culturaoz: O que te motivou?

Elber Marques: Acho que mudaria a pergunta para QUEM ME MOTIVOU?. Afinal, tive e tenho uma família que sempre foi a favor da minha arte, apesar de eu ter estudado em um colégio militar, onde o sonho do meu pai era que eu fosse aviador. Minha família, me motiva e acredita até hoje no que eu faço!

Culturaoz: Por que escolheu o teatro?

Elber Marques: Acho que não foi uma escolha. Foi uma consequência. Fui fazendo, aprendendo, ganhando experiências e tomando gosto pela coisa. Quando vi, já estava tão envolvido que não conseguia mais me desvincular. Aliás, nem quero!

Culturaoz: Hoje, qual é a sua maior motivação?

Elber Marques: Sou motivado por duas coisas: Deus e a Cia. Artística En’cena. Sem isso, a caminhada seria quase impossível!

Culturaoz: Se considerar que sua carreira é de sucesso, pode apontar algum segredo?

Elber Marques: Não existe segredo para o sucesso! Existe o respeito pelo espaço do outro, a humildade e muita força de vontade. Isso não é segredo para ninguém. Basta querer. Sendo assim, vamos longe!

Culturaoz: Você traça metas e objetivos ou deixa que as coisas vão acontecendo naturalmente?

Elber Marques: As duas coisas. Para organizar melhor o meu trabalho, traço metas e objetivos. No meu dia a dia, deixo as coisas acontecerem naturalmente. Acredito demais no tempo.

“Amigo… Deus” – Elber Marques.

Culturaoz: Pode apontar quais serão os próximos objetivos a serem alcançados? Onde você quer chegar?

Elber Marques: Enquanto eu servir para a arte, quero sempre poder chegar a algum lugar, nunca estacionar. Tenho muitos objetivos. Um deles é tentar instalar o meu trabalho em outros pontos, ou seja, ampliar a Cia. que hoje eu administro, levando-a para outras regiões e montando outros espaços.

Culturaoz: Ser o que você é hoje, era seu sonho de infância? 

Elber Marques: Eu sempre dizia que queria ser cantor e bombeiro. Acho que passei longe de ser um bombeiro.

Culturaoz: Das experiência que teve, poderia relatar uma em que considera ser a mais marcante?

Elber Marques: Nessa área quase tudo é marcante. Porém, algo inesperado me aconteceu no final de 2011. Recebi a indicação do Prêmio FEMSA (Coca-cola) de Teatro, como melhor  ator coadjuvante. Pela primeira vez, fiquei sem saber o que dizer. Afinal, em alguns momentos desacreditei da minha capacidade quanto ator, me testei, me cobrei demais e me senti perdido. A resposta para tudo isso veio nessa indicação.

“Amor é… o que move” – Elber Marques.

Culturaoz: O que viveria de novo?

Elber Marques: Viveria minha infância. Muita saudade. Crescer realmente é perigoso demais!

Culturaoz: Com relação a arte, o que você já fez e que não faria de novo?

Elber Marques: Em algum momento na minha imaturidade artística, me julguei melhor que alguém, por ter mais experiência. A arte me ensinou a rever atitudes.

“Fama…  Passageira” – Elber Marques

Culturaoz:O que diria para alguém que está começando a carreira?

Elber Marques: Eu poderia dizer o que todos dizem: Humildade, pé no chão etc… Porém, o que peço aos iniciantes dessa arte apaixonante é um pouco de PACIÊNCIA. O tempo da arte é outro. Precisamos saborear cada processo, cada ensaio, aprender com os erros, ensinar o pouco que sabemos, investir pesado, não esperar nada em troca, colocar amor em tudo e esperar que a arte nos recompense da melhor forma. Tenhamos calma, disciplina e muita força de vontade! O artista de verdade não nasce do nada, ele constrói tijolo por tijolo da sua realização.


Deixe uma Resposta

