Entrevista Culturaoz | André Monteiro

O Culturaoz continua a série de entrevistas com personalidades das artes. Acompanhe-as  e mantenha-se informado. Conheça um pouco mais de cada um dos nossos convidados. Temos certeza que você vai se surpreender.

Por Eliabe Vicente 

O nosso entrevistado dessa semana é Professor de Artes, Ator e Diretor de Teatro e Cinema. É um artista de múltiplas faces, que conversa muito bem entre linguagens, dentre elas destacamos a Pintura, o Teatro e o Cinema.

Frequentemente está na Escola de Artes de Osasco, onde leciona. É um assíduo participantes dos festivais de vídeo e de poesia, onde já recebeu premiações e menções honrosas por seu trabalho. Extremamente tímido e na mesma proporção de que é competente.

Seu curta metragem “Escotoma” estará na fase final do Mapa Cultural Paulista, sexta-feira, 01 de Junho, no MIS – Av. Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo.

Estamos falando de André Monteiro dos Santos, Aquariano, nascido em São Paulo, Capital, no dia 31 de Janeiro de 1974. Nessa entrevista optamos por transcrever apenas as respostas do entrevistado. Gostamos do resultado. Esperamos que possa ser agradável também aos vossos olhos e corações. Boa leitura.

“A arte é a fuga da realidade, nem que seja para expressar ela mesma. Amor é sofrer e sorrir. Familia é Alicerce.  Amigo é algo que nos torna mais ricos e felizes. Fama é reconhecimento temperada com vaidade.” 

Um pouco mais sobre André Monteiro:

“Sou profissionalmente, um professor apaixonado por arte e literatura, que tento expandir tudo o que sinto para além da sala de aula”.

 “Tudo começou quando eu tinha 6 anos, em 1980, quando minha mãe me colocou para fazer aula de pintura em gesso em um atelier no Parque Continental (Zona Oeste de São Paulo)”.

“Acho que a vida me motivou. Acho que não escolhi a arte, e sim fui escolhido por ela. Eu um dia consegui fazer um filme longa-metragem com uma história bem interessante e um visual bastante artístico, nos moldes de Peter Greenaway, Tim Burton e Luiz Fernando Carvalho”.

“Não, minha carreira não é de sucesso, tenho muito que aprender, mas é uma carreira feliz. Meu maior objetivo é fazer um filme longa-metragem, não precisa ser um sucesso, apenas bonito de ser ver. Eu traço metas e também deixo as coisas acontecer naturalmente. Um pouco de cada”.

“Já tive tantos sonhos que não lembro mais qual era o meu primeiro sonho de infância. Estar na Final do Mapa Cultural Paulista agora, apenas dois anos depois de começar a mexer com cinema, é uma das experiências marcantes para mim”.

“Na relação com a arte, eu faria tudo que já fiz novamente, menos contar com pessoas irresponsáveis e descompromissadas”.

“Leiam, experimentem, sonhem, fantasie. Para as pessoas que estão começando eu diria: Sonhe e trabalhe!” – André Monteiro

Arte, de André Monteiro
Divulgação do Filme Curta “Escotoma”, de André Monteiro.
5 thoughts on “Entrevista Culturaoz | André Monteiro

  1. O André nasceu artista. Toda sua inteligência se mistura com carisma e, em um mundo que vivemos, essas pessoas estão em extinção.
    Tássia

    1. Tássia, sua linda, você sabe se não fosse você, eu jamais iria saber usar um pen drive, muito menos me aventurar na linguagem cinematográfica. Eternamente agradecido.

  2. Por CULPA desse cara aqui que decidi fazer facu de artes e me encontrei muito mais do que imaginei, me proporcionou momentos inesqueciveis.Gratidão por ter sido e continuar sendo tão especial pra mim. Te gosto muito André.

Deixe uma Resposta

